Junta-te à Comunidade

Sobre Nós

Os Bomboémia são um grupo musical da Universidade do Minho que luta diariamente pela divulgação e defesa das tradições minhotas.


  


A existência deste grupo deriva da reestruturação do Grupo de cabeçudos, gigantones e Zés ‐ pereiras, que em Portugal está ligada a festas do Corpus Christi (Corpo de Deus), as mais importantes e mais solenes de todas as que se realizavam em Portugal.

   


Integrados na ARCUM – Associação Recreativa, Cultural Universitária do Minho, os “laranjinhas”, como são acarinhadamente chamados por quem os conhece, são um dos projectos mais interessantes nascidos no seio da Universidade do Minho pelos seus estudantes. Com imensos sonhos na manga, este grupo pretende ser sempre inovador. Ao ritmo de bombos, caixas, timbalões, tarolas, d´jambés, bidões, latas e até sininhos, os Bomboémia são, provavelmente, a malta mais “acelerada” da academia.


Desde a sua reestruturação actual, já passaram imensos estudantes minhotos e até Erasmus, actualmente, com cerca de 35 elementos no activo, querem fazer se ouvir cada vez mais alto e ao melhor nível.

O gosto continuado pela percussão e a vontade de se divertirem leva o grupo atravessar Portugal de lés a lés.

As suas aparições são detectáveis de bem longe, pois já passaram e se fizeram ouvir por Espanha, Polónia, Irlanda e Tunísia.


Em Braga são o primeiro grupo cultural a dar as boas vindas aos novos alunos, assim como, abrem sempre a Latada, o cortejo e o recinto das monumentais festas do Enterro da Gata, mas é no dia 1 de Dezembro que fazem uma das suas apresentações de palco junto da academia minhota.


Outro ponto alto é o Festival Universitário de Música Popular (FUMP), do qual são co–organizadores. Trata‐se do único festival do género no panorama universitário nacional.


No ano que passou, os Bomboémia destacam alguns pontos altos, que poderá ver aqui...